domingo, 23 de agosto de 2009

O Surgimento da Sociologia !!!!!! (1º aula)


A primeira postagem no blog vai falar sobre o surgimento da sociologia, a primeira aula ministrada pelo professor Sávio para a turma do segundo período de Comunicação Social da Uniube.

A sociologia surge após grandes mudanças, que instigam o estudo do fator social, e da realidade do que ocorre na sociedade .

O sec XIX é marcado pelo iluminismo, período em que o pensamento do homem torna-se critico diante da sociedade e deixa de lado explicações religiosas como na idade média para ser guiado pela razão. Tal mudança de pensamento da sociedade vem acompanhada de grandes revoluções como a industrial de caráter econômico e a francesa de caráter ideológico, que buscava liberdade, igualdade e fraternidade. Essas mudanças sociais abalam a humanidade e geram o estopim da primeira guerra mundial.

Ocorre enfim o fortalecimento da industria e a busca pela mercantilização, ou seja, a modernização do capital.

A forma de visualizar a sociedade muda, e durante todo esse período de mutação surge a necessidade de estudar os fenômenos sociais.

August Comte (1791 – 1857) inicia a sociologia, rompe com crenças religiosas e com ideias abstratas do iluminismo, pensou em sociedade através da realidade e acreditou que toda a sociedade humana caminharia para um estado positivo (compreenção cientifica do mundo, a partir da observação dos fatos).

Comte pretende ser mais que um pensador da filosofia , queria promover a reorganização da sociedade, é daí que parte a idéia de “reforma social”.Para que essa reforma de pensamentos possa acontecer a sociologia passa a analisar a sociedade com métodos científicos.

Enfim uma metodologia é necessária para que a analise ocorra de maneira critica e correta. O ser humano passa a ser estudado da seguinte maneira: Objeto ( com o que?), Método ( como?), Norma (por quê?).

0 comentários:

Postar um comentário